sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LOTERIAS CAIXA


Brasilia, 14 de Setembro de 2012

Há 50 anos apostando no Brasil (15/09/1962 – 15/09/2012)
 
No dia 15 de setembro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi realizado o sorteio da extração 001 da Loteria Federal do Brasil, o primeiro sorteio sob administração da Caixa Econômica Federal, atendendo assim ao disposto no Decreto nº 50.954, de 14/07/1961, que disciplinou a exploração das loterias federais como serviço de competência exclusiva da União.
 
Aquela nova visão de gestão trouxe o conceito de distribuição de recursos com fins sociais, tendo sido amplamente divulgada pela imprensa, à época. Uma das matérias veiculadas dizia:
 
A exemplo dos países mais adiantados do mundo, agora também o Brasil coloca a Loteria Federal a serviço do próprio povo, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Os resultados não pertencem mais a grupos ou pessoas privadas como outrora. E o povo que adquire bilhetes recebe sempre grandes prêmios em dinheiro e obras assistenciais de alta significação.”
 
Para o Poder Público, as loterias constituem uma excelente fonte de receita financeira para viabilizar programas e projetos sociais, destacando-se que as loterias não são um fim em si, mas um instrumento eficaz de alavancagem recursos em prol de toda a sociedade, e não apenas em benefício daqueles que ganham os maiores prêmios.
 
Para a sociedade, esse conceito é entendido como uma valorização do serviço público das loterias de Estado, numa nova percepção de que todos os consumidores, mesmo aqueles que ainda não foram contemplados com grandes prêmios, beneficiam-se dos avanços viabilizados pelas loterias federais.
 
As Loterias CAIXA têm proporcionado a realização dos sonhos de milhares de apostadores premiados, além de destinar recursos aos beneficiários legais, para aplicação em áreas essenciais, tais como: seguridade social, saúde, educação, esporte e segurança pública, além de projetos de cunho social, desenvolvidos por entidades não governamentais.
 
Somente nos últimos 5 anos (2007 até 2011), foram arrecadados mais de R$ 36,8 bilhões. Quase a metade desse valor, R$ 17 bilhões, foi repassada ao poder público e beneficiou toda a sociedade, além dos valores destinados a prêmios pagos aos apostadores, o que demonstra a grandeza desse importante serviço delegado.
 
Esses grandiosos números foram conquistados, ao longo dessas cinco décadas, com muito trabalho e aprendizado. Foram anos e anos de investimento pesado em tecnologia, aquisição dos melhores equipamentos, capacitação de equipes e contratação de insumos de alta qualidade.
 
Os desafios foram tão grandes quanto os resultados que alcançamos, mas foram vencidos com profissionalismo e afinco. Os fatos mais relevantes, que relacionamos abaixo, dão uma boa visão das conquistas que alcançamos e das dificuldades que superamos.
 
Esse grande sucesso, em constante crescimento, se deve também à parceria entre a CAIXA e a rede lotérica que, atualmente, conta com aproximadamente 12.000 unidades distribuídas em mais de 4.700 municípios. Além do papel fundamental, desempenhado junto às localidades onde atuam, elas têm levado também inclusão social às pessoas, por meio do pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal, num trabalho que valoriza a sinergia entre as diversas atividades que executam.
 
Atualmente, as Loterias CAIXA contam com dez produtos – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Dupla Sena, Lotomania, Timemania, Loteca, Lotogol, Loteria Instantânea e, a mais tradicional de todas, Loteria Federal – que, com as suas variações e concursos especiais, fazem a alegria do público apostador. Ressaltando-se o compromisso com a prática do jogo responsável e o absoluto respeito às regras e procedimentos de segurança seguidos pelas grandes loterias de Estado mundiais.
 
Os nossos objetivos, contudo, renovam-se a cada dia. Cada conquista abre espaço para um novo desafio, e são vários os que temos pela frente. A contínua democratização do acesso às loterias, a criação de novas e mais diversificadas modalidades, a disponibilização de novos canais, com comodidade, simplicidade e conveniência, e a agilização e racionalização dos processos operacionais, são alguns deles.
 
Passados 50 anos, a CAIXA, como braço do Governo Federal na operacionalização das loterias federais, sob as diretrizes do Ministério da Fazenda, conserva o mesmo entusiasmo de 15 de setembro de 1962, para executar esse papel único.
 
Assim, em 15/09/2012, dia do sorteio da extração 4.693 – Milionária Especial da Loteria Federal, com o tema “50 anos das LOTERIAS CAIXA”, todos têm muito a comemorar: as loterias, a CAIXA, o Governo Federal e principalmente a sociedade brasileira.
 
Fabio Ferreira Cleto, vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias
 
 
 
 
Fatos Relevantes:
1962: lançamento da Loteria Federal do Brasil (tradicional de bilhetes)
1970: lançamento das Loterias de Prognósticos Esportivos (produtos atualmente em comercialização: Loteca e Lotogol)
1980: lançamento das Loterias de Prognósticos Numéricos (produtos atualmente em comercialização: Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania e Dupla Sena) e introdução do Caminhão da Sorte (percorre todo o país, permitindo à população das mais diferentes regiões assistir e acompanhar, de perto, a segurança dos procedimentos dos sorteios das Loterias da CAIXA)
1991: lançamento da Loteria Instantânea (atualmente, oferecendo também premiação em bens, como casa, carro, moto e eletrônicos).
1993: introdução dos serviços bancários no Canal Lotérico, pioneiro no mundo na rede de comercialização de loterias. A rede lotérica leva comodidade à população brasileira, pois além dos diversos produtos lotéricos disponibilizados, oferece uma variedade de serviços aos cidadãos, tais como o pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal, saques, depósitos, pagamento de contas de concessionárias públicas e privadas, e pagamento de boletos diversos, entre outros.
1997: implantação do sistema on-line real time para o canal lotérico. Tratava-se da instalação da maior rede de telecomunicação interligada por ondas de rádio e satélite da América Latina, na época, quando este tipo de comunicação ainda engatilhava no Brasil.
2006: internalização das Loterias da CAIXA. A CAIXA torna-se provedora de solução tecnológica para as loterias, atividade normalmente executada por empresas particulares, contratadas pelas Loterias de Estado.
2008: lançamento da Loteria de Prognóstico Específico – Timemania.
2009 até os tempos atuais: reposicionamento (mecânica dos jogos e reajustes nos preços das apostas) de quase todos os produtos pertencentes ao portfólio das Loterias da CAIXA, com destaque para a introdução dos concursos especial temáticos:
 
     1º - Mega da Virada, primeiro sorteio ocorreu em 31/12/2009
     2º - Quina de São João, primeiro sorteio ocorreu no dia 23/06/2011
     3º - Lotofácil da Independência, sorteio do primeiro concurso ocorreu no dia 06/09/2012, véspera do dia comemorativo à Proclamação da Independência 
     do Brasil
     4 º- Lotomania de Páscoa, primeiro sorteio programado para 30/03/2013, véspera do domingo de Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaram o blog do tesouro